terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Bem! já que temos algumas idéias de bordado, vamos para o que interessa!! BORDAR!

Primeiro, tenha em mãos o cinturão e bustiê, já devidamente forrados com o tecido que escolheu:


Tendo em mente o bordado que deseja, é preciso ter em mãos:

- Agulha,
- Tesoura;
- Linha para bordar (mais resistente) ou nylon fino;
- Pedrarias para bordar de sua preferência.
- Dedal se preferir;

LINHAS PARA BORDAR


ara bordar com pedrarias utilizamos a linha na mesma cor do tecido.
Tipos de linhas:

NYLON INCOLOR

LINHA COMUM

100% POLYAMIDA

Para bordar com pedrarias utilizamos a linha na mesma cor do tecido.
Tipos de linhasLinha 100% polyamida:
Existem algumas marcas, porém a mais indicada, pois embaraça menos, é a marca: Linhanyl nº 60. Pode ser encontrada em lojas que vendem acessórios para bijuterias ou artefatos para couro (é utilizada para costurar couro). 
Vantagem: é uma linha altamente resistente. 
Desvantagem: não pode ser passada com ferro quente (mas no nosso caso é irrelevante).

Dicas: pode trabalhar com apenas um fio. Fazer acabamento reforçado, pois ela desfaz o nó com facilidade. 





ALGUMAS DICAS SOBRE BORDADO COM PEDRARIA E LANTEJOULA:

1º passo: Elaborar o desenho que deseja utilizar no bordado. Se for necessário um molde recorte-o cuidadosamente em uma cartolina branca e passe para o tecido escolhido o contorno com um lápis de cera branco. 
Risco do desenho escolhido com lápis de cera branco. Foto:euamobiscuit.com.br


2º passo: Coloque a linha na agulha que será usada e comece com um nó e um ponto duplo. Pegue a conta com a ponta da agulha e costure-a sobre o tecido com um ponto alinhavo. Estes pontos devem ser do mesmo tamanho da conta, ou um pouco maior. 
O ponto alinhavo com regularidade de espaçamento e de  disposição das contas. Foto:euamobiscuit.com.br


3º passo: para começar o segundo ponto marque o espaçamento que quer deixar entre cada conta, sempre com a agulha no sentido de baixo para cima sobre o tecido (alinhavo). Continue o bordado mantendo a linha traçada com o lápis, sempre bem esticada e reta, para que o resultado não seja um amontoado de contas.

Sentido da agulha de baixo para cima mantendo a linha reta traçada. Foto:euamobiscuit.com.br


Quando o bordado é com lantejoulas.

1º passo: Riscar o desenho escolhido sobre o tecido. Coloque na agulha a linha e comece a carreira com um nó e um ponto duplo. Atravesse a agulha para o lado direito do tecido e pegue a primeira lantejoula. Se a lantejoula que se está trabalhando é côncava, para que ela fique presa da forma correta, é preciso passar a agulha pelo lado convexo. Para prendê-la ao tecido, é só atravessar a agulha para o avesso do tecido, deixando pouca distância, enfiando-a bem ao lado da lantejoula.

Deve-se atravessar a agulha para o lado avesso passando-a rente a lantejoula. Foto:euamobiscuit.com.br


2º passo: Traga a agulha novamente para o lado direito do tecido passando praticamente no mesmo lugar, com pouco espaçamento. Pegue outra lantejoula e faça a mesma operação que com a anterior. Agora é só ir repetindo esse processo continuamente, acompanhando o risco do bordado. Você terá como resultado uma fileira regular de lantejoulas superpostas.

Voltando a agulha para o lado direito do tecido rente a última lantejoula presa. Foto:euamobiscuit.com.br


Quando o bordado une os dois materiais: lantejoula e contas.

1º passo: escolha uma cor adequada de linha e comece com um nó e um ponto duplo. Coloque a lantejoula na agulha com o lado côncavo para cima e depois coloque também uma conta, deixando a lantejoula descer pela linha até o tecido mantendo a conta um pouco afastada. 

Passar a lantejoula e a conta pela agulha. Foto:euamobiscuit.com.br


2º passo: Enfie a agulha na lantejoula passando-a para o lado avesso do tecido e puxe bem a linha para que a conta fique bem presa por cima da lantejoula. Para continuar o bordado puxe a agulha para o lado direito do tecido com distância aproximada à metade do diâmetro da lantejoula que você está usando e repita o mesmo processo até obter o seu resultado.

Dar espaçamento entre a conta e a lantejoula, para prendê-las. Foto:euamobiscuit.com.br


O bordado em pedraria é muito amplo e mutável, varia com as tendências e cores de cada estação, mas o gosto pessoal tem papel importante visto que os desenhos e os materiais utilizados mudam uma peça, muitas vezes personalizando-a. Assim, com este toque diferencial, você pode entrar na moda transformando uma peça simples ou antiga em uma com ares modernos e artesanais.


 Créditos - Débora Russi Frasquete




Bordado Sobre Riscado - algumas dicas!


Os desenhos: Uma das melhores formas de ampliar desenhos ou diminuir seu tamanho, é através do computador e de impressoras. Com softwares de edição de imagens, você também poderá inverter (espelhar) o desenho, melhorar a imagem e etc.
Os tipos de pedras: As mais comuns são as regulares, como as miçangas Jablonex, um tipo precioso de pedra, que deixa o trabalho de qualidade, e que você encontra em diversas lojas de bijouterias. Se você mora em São Paulo, nas várias lojas do ramo na Rua 25 de Março, você pode encontrá-las.
As cores das pedras poderão ser escolhidas levando em conta o tipo e a cor da roupa, bem como o desenho escolhido e a ocasião em que será usada. Também deve-se procurar saber ogosto do cliente e o objetivo do trabalho, qual a finalidade, se é para uma ocasião especial, muito formal ou não.
Antes de começar a bordar, transfira o desenho para a roupa desejada, coloque as pedrassobre a roupa, sem costurá-las, para ver qual o efeito que causa. Assim você terá noção do resultado final do bordado.
Sobre os pontos, você deve dar atenção ao tipo de tecido em que ele será trabalhado. Se for um tecido mais delicado, utilize o ponto salteado, com vidrilhos no lugar de miçangas. Para bordados mais cheios, contorne com o desenho de ponto reto e preencha com pontos em escama de peixe, assim torna o trabalho mais incrementado.
O que causa a diferença são os tipos de pontos. Se você utilizar um mesmo risco sobre várias peças, mas modificar o ponto na hora de trabalhar, o resultado será um efeito diferente.
Para transferir os riscos para as roupas, utilize papel carbono próprio para trabalhos com costura, que são os que apagam facilmente o borrado na lavagem. Transfira o risco para um papel de seda, para facilitar. Coloque o papel sobre a roupa, prenda com alfinetes e alinhave o risco na roupa, com o papel. Depois, retire o papel, pode ser rasgando mesmo com cuidado, e  o que ficará é o contorno do alinhavo. Borde sobre este contorno.

Créditos - Rogério Wilbert




Nenhum comentário:

Postar um comentário