sexta-feira, 7 de março de 2014

CABELOS!

Muitas pessoas, quando pensam em dança do ventre já lembram de uma linda mulher com cabelos longos, tudo bem que isso não é uma regra, mas vou falar um pouco do seu papel  não só na dança do ventre, mas em sua simbologia como um todo.

                                                       

SIMBOLOGIA

De maneira resumida: Representa principalmente força e poder.
Na antiguidade, cabelos longos e soltos eram um símbolo de liberdade e nobreza entre os homens.
Nas mitologias grega e hindu, as divindades mais terríveis sempre foram representadas com cabelos enormes e despenteados.
Para as mulheres da Idade Média, não cortar os cabelos era uma demonstração de castidade.
No Tibete e na Índia, os monges cortam os cabelos em sinal de devoção e humildade.
Raspar a cabeça também faz parte de muitos rituais de origem africana, como a Umbanda e o Candomblé.
Na Índia, as mulheres tinham verdadeiro pudor em expor seu cabelo, elas o faziam somente em ocasiões especiais.

A cor dos cabelos também apresenta valor simbólico:

*cabelos dourados levam o simbolismo do sol, a luz e bondade;
*cabelos brancos - eternidade e sabedoria;
*cabelos vermelhos - feitiçaria, forças ocultas, maldade;
*cabelos castanhos/pretos - força e mistério;

''São considerados fonte de poder mágico e por isso, o ato de cortar os cabelos e sacrificá-los significa frequentemente um renunciar e um renascer. Normalmente, quando alguém quer mudar algo em sua vida, a primeira coisa que faz é cortar o cabelo!
O corte do cabelo é frequentemente associado a um escalpo do ser humano, o que equivale a mudança de pele da serpente, um símbolo de transformação e desde a antiguidade o corte de cabelo estava ligado à consagração nos ritos de iniciação onde o sacrifício dos cabelos nos templos das deusas da lua, correspondia a uma evolução da prostituição sagrada, o seu simbolismo era de que entregando os cabelos, a mulher entregava o feminino à deusa.
Anéis de cacho de cabelo guardados como lembrança, são tidos como amuletos que ligam uma pessoa a outra. Pela teoria da magia contagiosa, quem tiver de posse tanto de cabelos como de unhas humanas, pode exercer influência sobre a pessoa da qual os mesmos foram cortados.
O cabelo é com freqüência associado à força vital e ao próprio destino podendo ser considerado como uma imagem da relva, o cabelo da Terra. Na Rússia, somente às mulheres virgens era permitido que usassem uma trança grossa posto que após o casamento só poderiam usar duas tranças. A cabeleira encontra-se ainda relacionada à sensualidade e à provocação sexual.'

PSICOLOGIA

Algumas abordagens reconhecem o corte do cabelo como um símbolo da castração.Quando alguém corta o seu cabelo, está totalmente entregue a uma nova situação ou sentimento, por vezes essa 'entrega' pode assumir conotação de envolvimento e dedicaçãoou submissão e falta de iniciativa.
Coincidência ou não, as mulheres costumam cortar o cabelo por ocasião de: pós-casamento ou noivado; gravidez ou parto; mudança de emprego ou divórcio.
É como se o ato de cortar o cabelo representasse a transgressão ou estagnação em determinados momentos.
Cortar os cabelos sugere que você está passando por uma perda de força. Alguém está tentando lhe censurar , ou você pode estar remodelando seus pensamentos e ambições e eliminando pensamentos e hábitos indesejáveis.

RITUAIS

No candomblé é feita a raspagem da cabeça em um importante ritual de iniciação.
Entre alguns povos Indígenas, há um ritual conhecido por 'Moça Nova' em que ocorre a 'pelação' - remoção do cabelo e de todos os pelos do corpo.Vejam o registro do que acontece no ritual:
''A pelação significa renovação, mudança total. Neste caso, houve uma mudança, porque a menina já tornou-se moça, já se formou. Por isso ela tem de retirar todo o cabelo para renovar-se. Significa também a remissão das faltas cometidas pela menina durante seu período de criança.
Todo o ritual pelo qual a Moça Nova passa, de forma clara maltratando seu corpo, é encarado também como ritual de limpeza do seu corpo. Ela deve estar arrependida dos atos merecedores de reprovação e é incentivada a melhorar o comportamento, e a assumir uma postura de pessoa adulta.
Pelos relatos dos nossos informantes podemos dizer que, além de outras coisas, o que sujou o corpo da menina foi a menstruação. Tanto é assim que, ela não pode nem ver os irmãos no seu período de reclusão, para não contaminá-los.
Até hoje o processo de retirar o cabelo é arrancar com as mãos, puxando em pequenas mechas. Mas em alguns casos já se pode cortar em vez de puxar. O pai da menina é quem determina. O cabelo é guardado ao ser retirado. Depois junta-se tudo e coloca-se num só local. O cabelo não pode ser espalhado porque senão ela teria vida curta. Então, para ela ter vida longa, junta-se tudo. Ficam na cabeça uns pequenos fios para serem puxados de uma só vez. Estes são puxados junto com um grito da pessoa que está fazendo esse ritual.
Vai ter início o principal ritual da festa: a pelação. Os mais velhos começam então a retirar o cabelo da Moça Nova. Ao som dos cantos e dos tambores vão retirando as mechas e entregando ao tio ou ao avô. A Moça Nova fica ali, sentada, a sentir dor, sem gritar. Às vezes choram, mas de forma reservada.
Só devem participar da pelação as pessoas que sabem fazer isso e o fazem sem medo. Há pessoas que ficam com pena da menina porque dói muito. Essas pessoas não devem participar, porque puxam o cabelo sem convicção, sem a força suficiente, e o cabelo não sai. Ao contrário, só causa mais sofrimento à Moça Nova..
Durante a pelação, há um ritual da fala: passam a explicar as razões daquele ritual, evocando a história do seu povo. Explicam ainda que, para se tornar uma nova pessoa, para iniciar uma nova vida como adulto, é preciso que o corpo passe por esse ritual, pelo processo de dor pelo qual a Moça Nova está passando, ainda que isso represente sofrimento. Esse ritual é que vai garantir toda a limpeza do seu corpo para entrar na vida adulta.
E mais, o ritual é um cumprimento das obrigações para com as entidades sobrenaturais, que a tudo assistem. Além disso explicam-lhe como deverá ser seu comportamento a partir desse ritual, o que ela pode e não pode fazer a partir de agora e como deverá ser sua convivência no mundo dos adultos, incluindo os rapazes. Depois da festa ela vai cuidar de ganhar marido e viver sua vida, e vai criar os filhos como foi criada. Avisam-lhe que ela vai se sentir diferente, vai se sentir mulher, adulta. Hoje é castigada na dor, mas vai poder namorar, casar e talvez receber coisas piores, passar por outras dores, como a de ter o filho etc.''

CRENÇAS

O cabelo simboliza força física e virilidade, sedução, vaidade e as virtudes e as propriedades de uma pessoa estão concentradas nos cabelos e nas unhas.
É um símbolo de instinto, de sedução feminina e atração física. Careca pode sugerir esterilidade.
Os cabelos também levam o contexto de poderes mágicos; as bruxas tinham seus cabelos raspados, como também na Bíblia, Sansão perde todo o seu poder quando os seus cachos são cortados. A lenda de Sansão nos ajuda a entender o simbolismo do cabelo na visão onírica.
Cabelos em partes diferentes do copo possuem diferentes significados: cabelos da cabeça - poderes espirituais; cabelos do corpo - poderes irracionais.

Créditos - Luciana Arruda


No khalije, Os sauditas chamam-na de raqs al khaliji (/rraleegee/ pronunciado), que significa dança do golfo. As mulheres ficam separadas dos homens e são acompanhadas por músicos mulheres. As mais velhas não gostam que as jovens sejam tímidas e incentivam-nas a se levantar e a dançar. E as que possuem os cabelos mais longos, dominam a dança. O cabelo "dança" com a bailarina, que movimenta para frente, trás, com giros, tocando os fios graciosamente.

Hoje com a inovação e tecnologia cosmética, é possivel deixar os fios do jeito que desejar! Alisamentos, colorações, progressivas, baby liss, entre outros procedimentos, são encontrados facilmente nos melhores salões, onde todas podem usufruir!! Se gostar de fios longos, somente cuide para que esteja saudável! Não adianta nada cabelos longos e ressecados, sem brilho, sem movimento!!





                               









Nenhum comentário:

Postar um comentário