sexta-feira, 7 de março de 2014

EXPRESSÃO NA DANÇA DO VENTRE

EXPRESSÃO!! AQUILO QUE NÃO SE ENSINA!!



Não vale de  nada as melhores técnicas do mundo,  as melhores professoras na arte da dança do ventre, se no momento da dança não há expressão!! Sentimento!! Envolvimento... Entrega!! 
Não se trata apenas do olhar!, mas todo o corpo fala! entender e saber usar essa "linguagem corporal", só agregará a sua dança! Além lógico da roupa da apresentação que já passa uma mensagem também.

Entendendo os sinais:

O corpo conta coisas sobre nossa história emocional e nossos mais profundos sentimentos, caráter e personalidade.

Respiração  - a respiração revela muito do que está se sentindo! uma respiração acelerada, quase que ofegante, denota insegurança, medo, nervosismo, agitação. 

Olhar  - Um olhar envolvente, atraí, puxa os outros olhares para si! Uma bailarina jamais deve entrar num palco, com olhar baixo, ou chorando. Já conheci bailarina que dança com olhos fechados, tudo bem...um momento ou outro, é até bonito, porque mostra sentimento, entrega, mas toda a dança ficar com os olhos fechados, para quem assiste demonstra que a bailarina está dançando para si mesma,   e não para as pessoas que estão ali presentes.

Tronco - Um tronco alongado, firme, é o que se espera de uma bailarina, a postura reflete toda segurança que ela tem...não só na roupa que usa, nem na música, mas em si mesma!! 
Os ombros caídos, tórax afundado e um andar lento e pesado refletem sentimentos de fraqueza e derrota, ao passo que uma cabeça ereta, ombros retos e soltos, um tórax respirando plena e naturalmente e um andar leve revelam-nos energia e autoconfiança. 

Braços - Os movimentos devem existir na dança, tanto quanto o quadril deve aparecer! Os braços e mãos formam a  moldura, o acabamento, a leveza!.. Movimentos bruscos, ou não movimentá-los, passa uma sensação de "amarra",  de descompasso. As mãos e dedos também aparecem com delicadeza e suavidade em movimentos sinuosos que prendem o olhar de todos, como um hipnotizador!

Pernas - O deslocamento, o andar, os giros, devem surgir dentro do compasso da música, com firmeza e total controle do corpo. A aceleração soa uma vontade inconsciente de que deseja que tudo aquilo acabe logo...uma insegurança básica, muito comum em se ver nas iniciantes..
Os pés sempre alongados! ponta! quando o passo pede!
Não se dança a milenar dança do ventre com pernas abertas! cuidado!! O andar sempre firme, sensual, harmonioso em seus deslocamentos.

Sorriso - A melhor forma de chamar alguém para perto de ti é através do sorriso! Portanto bailarina não tenha vergonha ou medo de sorrir!! Mas atenção, nada de sorriso forçado, ele deve surgir naturalmente, deve haver verdade nele.

A expressão facial é observada com atenção. No seu rosto irá transparecer todo o sentimento, que por sua vez, irá se expandir através dos troncos, braços, até a ponta do dedo do pé. Saber a mensagem que quer passar, e traduzi-la através do corpo é uma arte.

                                         

                                          



DANÇAR É DEIXAR O CORPO FALAR!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário