segunda-feira, 17 de março de 2014

DABKE




Dabke é uma dança folclórica de muitas países árabes. Apesar de ser originalmente masculina, hoje em dia pode ser vista sendo dançada por toda a família.

Não há movimentos de braços e ou de quadril. A movimentação se restringe aos pés, que realizam uma variedade de batidas e passos no chão.

Os ritmos mais adequados são o Said, Malfuf e o Jabelee A música é alegre, e quase sempre acompanhada de derbak e da flauta Mijwiz.

Assim como a música, a dança também é alegre, e quase sempre dançada pelos árabes quando presentes em uma festa.

Comumente vê-se este tipo de celebração no Brasil por ocasião de encontros de árabes em bares, restaurantes ou festas.

Por ser uma dança de fácil execução, é possível aprendê-la durante uma festa e participar da celebração do Dabke.

Traje masculino - Masculino completo com sholuk ou kafieh (tecido que cobre a cabeça), preso pelo agal (cordão). A túnica, conhecido como peça principal do vestuário árabe, um vestido de manga comprida que cobre o corpo inteiro, costuma ser clara e larga, protegendo dos raios solares, mantendo o corpo refrigerado por mais tempo. Pode ser chamado também de caftan ou gallibia.
Cirwal - calça larga, usada por debaixo da túnica, permite a liberdade dos movimentos e foi utilizada por soldados e componeses

Movimentação - formação em linha ou semicirculo, que pode ser quebrada em outras formações, onde a pessoa da ponta direita é quem comanda toda execução de movimentos, sua mão direita deve estar segurando um mashaba (terço árabe) ou lenço branco. Deve movimentar no sentido horário.

O dabke faz parte da cultura libanesa, é uma dança folclória, de origens rurais, está relacionada a colheita e aos trabalhos comunitários, chegou no ocidente com a imigração, sua alegria e energia são contagiantes e transformou-se em um espetáculo que mostra a força a grandeza e beleza desses povos antigos e suas tradições.

                     







Nenhum comentário:

Postar um comentário