quinta-feira, 20 de março de 2014

DANÇA COM COBRA...

A dança da serpente surgiu na Antiguidade, quando os povos em volta das fogueiras que iluminavam a escuridão, espantando o desconhecido, simulavam o serpenteado com o corpo, nas sombras. 
A serpente sempre foi um animal sagrado, simbolizando a sabedoria. Por causa disso, antigamente, as sacerdotisas dançavam com uma serpente de metal, muitas vezes de ouro. Sendo a serpente um animal sagrado, as bailarinas nunca usavam uma de verdade, mas sim adornos que a representassem (é comum ver pulseiras, tiaras e anéis em forma de serpente) e movimentos que a imitassem.
A "Dança da Serpente" está ligada ao simbolismo do bem e do mal, o contraste entre o consciente e o inconsciente. Ela representa a força e o poder de domar as dificuldades da vida e manter o equilíbrio. Hoje em dia, muitas bailarinas dançam com serpentes de verdade. Isso aumenta o espetáculo da dança, porém deve ser considerado apenas como um show de variedades, pois nem nos primórdios da dança o animal era utilizado. É considerado um ato circense.
Desde aquela época, outra possibilidade de representar a serpente pode ser através de acessórios e outro adornos, além de movimentos ondulatórios de braço e tronco. Pode ser utilizado também na dança da serpente luvas que imitam serpentes e com roupas colantes com paetês que lembrem a pele da cobra.
Para as bailarinas corajosas, deixo algumas recomendações:

Primeiro não fique achando que qualquer cobra serve para ser seu acessório durante uma apresentação. Escolha as não-venenosas, claro, e as mais calmas, geralmente são as pitons. Saiba que há pessoas que criam esse animais justamente para isso. Procure por eles, se te interessa. Se preferir, crie a sua própria cobra, mas não antes de conversar com Ibama e criadores para você não fazer besteira.
Mantenha o animal bem alimentado e tranquilo para que ele não fique muito estressado quando for dançar. Evite luzes fortes e música muito alta e cuidado ao dançar em meio a multidão. O grande segredo para dançar com a cobra, é manter a calma.
Dizem que se você confia nela, ela confia em você. Na prática isso significa que ela não vai te apertar se você a colocar enrolada em seu corpo e manter a confiança.
Saiba que ela pode sair andando pelo seu corpo, por isso, use uma roupa sem muita pedraria para não machucar a serpente. Quando for pegá-la para colocar em diversas partes do corpo, fique atenta. Pegue no primeiro terço do corpo dela e no terço final para que ela não tenha apoio para dar o bote se sentir ameaçada.
Você pode fazer vários movimentos com ela. Coloque-a em volta do pescoço segurando a cabeça com uma das mãos e brinque com os braços serpentes. Se ela estiver enrolada no seu quadril, aproveite para fazer oitos, camelos…tudo muito suave para não assustá-la.  Você pode amarrá-la no seu braço e fazer o movimento flor de lótus e, enfim, vai da criatividade e da segurança com a cobra.

Como proceder para criar um animal desses em casa:
Ao criar um animal principalmente um que seja exótico é muito importante você se atentar a aspectos como o ambiente, o qual ele vai passar a viver, que deve ser o mais próximo ao habitat natural e pra isso você deve primeiro adaptar um terrário, que se assemelha a um aquário, porém especializado para répteis. Considerando que pítons são cobras de uma dimensão grande você precisa usar o bom senso na hora de adquirir seu terrário embora sejam animais que vivem bem em ambientes relativamente pequenos não podemos exagerar. Um tamanho bom é de 3 x 1 x 1,5. Você nunca vai conseguir um terrario o qual a cobra consiga se esticar total dentro levando em conta que é muito grande porém ela não pode ficar espremida.Há pessoas que disponibilizam um quarto só para o animal porém isso não é necessário se tiver essa possibilidade e quiser sinta-se a vontade.
Dentro do terrário é que você vai se preocupar com a decoração que vai ser importante tanto para a estética como para que o animal viva uma vida saudável e possa atingir sua longevidade (até 30 anos) e sintam-se confortável.Para isso você deve colocar rochas, madeiras, troncos, plantas sejam elas naturais ou artificiais. Normalmente você encontra esses utensílios em pet shop mesmo, porém você deve ficar atento quanto às rochas e os troncos para que não seja pontiagudo se for colocar espécies naturais pois algumas podem não se adaptar bem ou podem ser venenosas e vir a matar seu animal.Disponibilize bem esses itens dentro do aquário porém não coloque muito deixe sempre um espaço livre para que ela possa se mexer. E tudo que você colocar do terrário é preciso ter certeza que esteja fora de contaminação de parasitas.Se o terrário for grande certifique-se de colocar ambientes onde ela possa se refugiar pois répteis gostam de se esconder as vezes e ficarem em paz.
Como bons ectotémicos vão precisar de aquecimento para manter a temperatura corpórea que é varia de manha costuma ser 25º a 28ºC e quando esta de noite chega a 31ºC, porém o ideal é você sempre acompanhar essa temperatura com um termômetro para dar certeza.Mantenha a temperatura do aquário com uma lâmpada própria de preferência UV que vai ajudar o animal a absorver vitamina D já que ele num vai ficar exposto ao Sol, mas é importante que você o coloque no sol pelo menos 1 hora ao dia.
A umidade é outro fator importante já que elas podem ter muitos problemas respiratórios recomenda-se que seja alta essa umidade de 60% a 70%.
A alimentação delas consiste em mamíferos no geral como camundongos e coelho, pode ser dado também galinha, roedores enfim na natureza comem de veados a humanos.


Elas matam suas presas por constrição ou seja asfixiam para então comer, as atividades costumam ser noturnas.Filhotes devem ser alimentados diariamente, adultos podem ficar mais tempo sem se alimentar.
Um animal extraordinário para quem curte, muito requisitado em lojas para a venda, porém sempre se certifique se esta legalizada com o IBAMA o que é muito importante e divirta-se aprendendo com esses animais!!!

fonte: bicho brasil




Nenhum comentário:

Postar um comentário